psicologia online

Psicologia online: Como pode ajudar alunos no ensino médio?

Os atendimentos acessíveis e facilitados da psicologia online são uma opção para adolescentes do ensino médio, especialmente por se tratar de uma fase de preparação para o vestibular que exige maior dedicação e coloca uma carga maior de pressão na vida.

Em meio a decisões próximas que devem ser tomadas, os jovens ainda têm que lidar com as diversas mudanças internas e externas que estão ocorrendo nessa fase.

Esses fatores externos e internos passam a exercer grandes influências, tanto nos estudos quanto na vida pessoal e social.

No externo, a presença dos amigos e a integração em grupos começam a pesar mais nas decisões. 

No interno, além das mudanças fisiológicas, há no jovem uma necessidade de se posicionar no mundo.

A adolescência é uma fase de formação da identidade ou de fortalecimento de uma identidade recém construída. 

O senso crítico passa a estar mais apurado, a ansiedade e as contradições são outros fatores que começam a surgir. 

A perda da autoconfiança também pode ocorrer com o distanciamento que os jovens acabam tendo da família em busca de suas próprias respostas.

É também nesse período que diversas escolhas são exigidas e algumas decisões tomadas podem determinar o direcionamento da vida por um longo período. 

Esses são desafios nada fáceis de lidar e durante essa fase a psicologia online pode auxiliar.

Um profissional de psicologia entende esse processo, e consegue auxiliar em diversos assuntos sem o julgamento que muitas vezes o adolescente recebe de outras pessoas próximas.

Em meio às inseguranças que os adolescentes enfrentam nessa fase, conversar com um profissional através da psicologia online, pode ser importante tanto para que o jovem tenha alguém que o compreenda, com quem possa dividir suas dores e inseguranças, como para o auxílio na escolha da profissão que ele está prestes a fazer.

Veja algumas dicas de como se manter sua saúde física e emocionalmente, nessa fase, e entenda por que um profissional que atua na psicologia online pode ser a melhor opção nesse momento.

psicologia online

Hábitos para Manter a Saúde Emocional na Fase do Vestibular

A pressão do ensino médio pode afetar alguns aspectos da vida do adolescente, e para que essa fase seja um período mais tranquilo, vão algumas dicas para cuidar da saúde emocional.

Estar perto das pessoas e manter uma rotina social é importante. Não precisa ser com a mesma frequência, mas é saudável tirar pelo menos um dia da semana para atividades de lazer com os amigos

Sair para fazer programas que você sempre costumava fazer ou se aventurar em coisas novas, está valendo. 

O importante é se divertir, rir e descontrair. Isso alivia a pressão dos estudos e mantém a cabeça em ordem.

Procure fazer as coisas que você gosta de fazer e te dão prazer como cinema, leitura ou música

É importante tirar um tempo para você também e não tem problema tirar um tempo para fazer algo sozinha. É imprescindível ter um tempo para você.

Práticas saudáveis como um bom sono, alimentação e atividade física regulam o organismo e atuam diretamente na sensação de bem-estar, fortalecendo a saúde física e emocional. 

Comece o dia com 20 minutinhos de caminhada ou corrida. 

Isso prepara o seu corpo e mente  para as atividades que exigirão mais de você e surgirão durante o dia.

Nos momentos de maior pressão e nervosismo será importante contar com ajuda de um profissional. 

Conheça mais sobre a psicologia online e procure um profissional. Entenda como esse serviço pode contribuir nesse processo.

psicologia online

ESTÁCIO: Conheça os cursos da Estácio e ganhe até 50% de bolsa! Clique aqui e saiba mais: https://matriculas.estacio.br/cursos!

Como Funciona a Psicologia Online

Além das características recorrentes da adolescência, há alguns problemas que podem surgir de forma despercebida e que algumas sessões de psicologia online podem contribuir para identificar e solucionar. 

Entre esses fatores, o estresse  é um deles por causa da carga de exigências que o vestibulando enfrenta. 

Entre essas mudanças há a possibilidade de mudança da casa dos pais, as novas responsabilidades, as preocupações financeiras e outros fatores estressores.

Além disso, há doenças que estão correlacionadas ao estresse como a ansiedade e a depressão. 

Um profissional de psicologia que atua na psicologia online pode fazer diferença na identificação precoce dessas doenças, e na aplicação de um tratamento através de sessões que retrocedam esse quadro.

A psicologia online funciona da mesma forma que a psicologia presencial, com sessões. 

A diferença é que a conversa é feita através de videoconferência e tem o diferencial da acessibilidade e da flexibilidade quanto ao dia e horário do agendamento.

Toda confidencialidade é mantida da mesma forma que na psicologia presencial, e para o adolescente a facilidade desse serviço online contribui à sua agenda de estudos.

Conclusão

A psicologia online é mais um serviço relevante para aos jovens do ensino médio. 

Acessibilidade, facilidade no agendamento e realização das sessões sem maiores perdas de tempo é mais um diferencial para os jovens em fase de preparação para  vestibular. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *